quarta-feira

Esse jantar…. Camarão ao Champanhe com arroz de jasmim e amêndoas

Foi assim...



Acordei com um frio na barriga, chegou o dia.  O dia desse jantar, desse reencontro… A decisão sobre o que cozinhar não foi difícil: camarão! Meu ingrediente predileto para jantares especiais. Como era uma comemoração, nada melhor do que combinar com Champanhe.

A receita foi inspirada na sugestão do restaurante Tasca do Zé Maria, que esta no caderno Comida e Bebida da Revista Claudia. Claro que dei os meus toques, que é o mais gostoso quando você vai para a cozinha. Troquei o arroz normal pelo delicioso arroz de jasmim que é bem aromático. E decorei com couve cortadas bem fininhas e fritas em azeite, ficam super crocantes, saborosas e dão um toque especial no prato.

De tarde fui ao mercado da lapa comprar os camarões, não tinha o rosa grande então comprei o médio, os ingredientes para a entrada  ( semana que vem eu posto a receita ). Bom eu adoro ir ao mercado, aproveitei para abastecer a mercearia de casa: chia, grãos, castanhas, queijos.

Voltei para casa e comecei os preparos. O preparo do prato é bem simples e pouco demorado, mas tinha que arrumar a casa, colocar as flores, deixar tudo bonitinho, separado, limpo e perfumado. 

Todo o mise au place pronto é hora da chegada. O frio na barriga passou, após a primeira taça de Champanhe.

Ahhhhh Ribeirão…..


Ingredientes para 2 pessoas

12 camarões rosa médios
2 colheres de manteiga
1/2 cebola picada ou ralada
1 xícara de champanhe
1 xícara de creme de leite fresco
50 gramas de amêndoas laminadas e torradas
1/4 xícara de parmesão ralado
1 xícara de arroz de jasmim já cozido

Para a couve: 2 folhas de couve fatiadas bem fininhas e fritas em 1 dedo de azeite e escorra em papel toalha. É bem rápido. Você pode fazer isso de manhã!

Numa frigideira bem quente derreta a manteiga e 1 fio de azeite, coloque a cebola e em seguida os camarões temperados só com sal a gosto. Deixe por 1 minuto, vire os camarões e deixe mais 1 minuto e flambe com o champanhe. Lembre-se: para flambar retire a frigideira do fogo coloque o champanhe e incline o liquido na frigideira para a chama do fogão. Coloque a frigideira de volta ao fogo e espere evaporar. Reserve os camarões. Use a mesma frigideira ( sem lavar !!!), coloque o creme de leite ferva em fogo baixo até engrossar.  Pegue 3 colheres de sopa do creme de leite, misture ao arroz já cozido polvilhe o parmesão e leve para gratinar um pouco. Quando o arroz  estiver pronto aquece ao creme de leite. Monte o prato.  Distribua os camarões nos pratos, cubra com o molho, coloque o arroz e decore com as amêndoas torradas e a couve.

E bom apetite!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário