quarta-feira

Boeuf Bourguignon , umas das receitas prediletas de Vinicius de Moraes


Fiz essa receita semana passada para um casal de amigos que conheci através do meu filho. Nossos filhos eram da mesma classe e com isso ganhamos uma amizade muito gostosa, a Lica e o Paulinho. As crianças brincam e os adultos comem, bebem e se divertem….

A receita é do Emmanuel Bassoleil,  e está no livro " Pois sou um bom cozinheiro, receitas, histórias e sabores da vida de Vinicius de Moraes", esse livro é muito bacana, e també,m um ótimo presente para quem gosta de aventura na cozinha.

Você precisa de uma hora para fazer o miss au place dos ingredientes e depois mais duas horas para cozinhar a carne. Parece complicada mas não é, só é bem detalhada! Por isso, o pré preparo de todos os ingredientes é muito importante.

Vamos aos ingredientes:

1kg de alcatra ( pode usar músculo ou coxão mole )
Sal e pimente do reino
2 colheres de sopa de óleo
100 gramas de cebola cortadas em cubos
100 gramas de cenoura cortada em cubos
2 dentes de alho picados
1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 garrafa de vinho tinto
1 Bouquet garni ( amarradinho de ervas frescas, tomilho, alecrim, louro, salsa… ) Isso é fácil para ter em casa, uma ótima oportunidade para fazer uma hortinha de ervas .
1 litro de caldo de carne ( eu fiz com o de legumes, com cebola, salsão e cenoura )

Guarnição Bourguignonne
150 gramas de mini cebolinhas
2 colheres de sopa de açúcar
30 gramas de bacon cortadinhos em cubo
30 grama de manteiga
250 gramas de cogumelos frescos fatiados em 3 partes

Acompanhamento

Talharim com manteiga e ervas, você pode também acompanhar com batatas souté, ao murro, com alecrim, o que você preferir.

Modo de preparo:

1) Limpe a carne tirando os nervos e gordura, corte um cubos de 4x4 cm cada aproximadamente. Tempere com sal e pimenta do reino. Coloque o óleo numa panela alta, de fundo grosso de preferência e leve ao fogo até aquecer bem, vá dourando a carne aos poucos se achar necessário repita o processo ao invés de colocar tudo de uma vez só, eu divide a carne em 3. Reserve a carne, refogue a cebola, o alho e por último a cenoura, na mesma panela da carne e sem lavar!!!!  Volte a carne, polvilhe a farinha de trigo, abaixe o fogo e deixe refogar por mais 5 minutos. Acrescente o extrato de tomate, o vinho tinto e o bouquet garni e cozinhe por mais 10 minutos, sem tampa, para retirar a acidez do molho. Adicione o caldo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 2 horas, em fogo baixo, mexendo de vez em quando.
2) Separadamente, prepare a guarnição bouguignonne. Descasque as cebolinhas e coloque-as em uma panela rasa com o açúcar e a metade da manteiga. Cubra com água e deixe que cozinhem até a água evaporar e as cebolinhas ficarem caramelizadas. Reserve. Coloque o restante da manteiga e doure o bacon, acrescente os cogumelos, as cebolinhas e retire do fogo. Aproveite esse preparo para fazer o acompanhamento.
3)  Distribua o bouef com o bourguinonne em porções individuais decore com salsinha!

E finalmente BOM APETITE






Nenhum comentário:

Postar um comentário