segunda-feira

Filet ao molho de gouda com Batata Hasselback


Por várias vezes tinha visto a receita dessa batata passando pelo facebook,amigos comentando..resolvi fazer e para acompanhar um bom filet mignon com molho de queijo. Tinha um pedaço de gouda no freezer que foi só descongelar.

Ingredientes para duas pessoas!

Comece com a batata por enquanto ela esta no forno você vai preparando o resto, aliás o resto é bem rápido!

Filet ao molho de gouda ( ou qualquer outro queijo que você tenha em casa )

2 medalhões de filet mignon cerca de 120 gramas cada
150 gramas de creme de leite fresco
50 gramas de queijo gouda ralado
20 ml de countreau
1 colher de chá de manteiga
1 fio azeite


Batata Hasselback

4 batatas médias
50 gramas de manteiga
Ervas variadas bem picadas ( usei as o meu quintal: manjericão, manjerona, alecrim e sálvia )
1 dente de alho laminado em fatias bem fininhas
Azeite

Corte a batata sem perder a parte de baixo dela, para que ela não se desprenda, observe a foto! Faça fatias bem finas, quanto mais fino conseguir cortar, mais saborosa e crocante!


Espere a manteiga amolecer e misture com as ervas e tempere com um pouco de sal. Faça uma massa bem mole. Pegue um pincel de cozinha e vá pincelando a batata com essa manteiga, pode colocar com vontade!  Distribua as lâminas de alho por entre as batatas, se você gostar bastante de alho, pode dobrar a quantidade dele.

Pegue um refratário, forre com um papel alumínio coloque as batatas, e por cima uma pouco mais da manteiga e um pouco de azeite...coloque no forno alto por 1 hora mais ou menos. Retire do forno e sirva em seguida. Se tiver for de sal...salpique um pouco por cima dela...aiaiaaiaiai

Modo de preparo Filet

Inicie o preparo 10 minutos antes de tirar a batata do forno.

Tempere os filés com sal e um pouco de pimenta do reino.
Aqueça a frigideira com um pouco da manteiga e o azeite, assim que estiver quente coloque os filets de deixe por cerca de 2 minutos ou até a coloração mudar até a metade, se os filés forem muito altos, dê uma grelhada também nas laterais. Vire e deixe que termine a cocção pode abaixar um pouco o fogo se quiser mais bem passado. Flambe com o countreau, retire os filets, reserve, coloque na frigideira o creme de leite e deixe reduzir, quando estiver numa consitência de molho acrescente o queijo, deixe derreter, acerte o sal.

Monte o prato, coloque a batata, o filé e regue ele com o molho!

Delicie-se...




2 comentários:

  1. Nossa! Ate Di vontade de ir para a cozinha!

    ResponderExcluir
  2. Hehehe pode ir!!! Falando nisso estou te devendo uma resposta do suflê de cenoura né? Que outro vc quer fazer? Tenho varias receitas de suflês ligths para o jantar! logo mais posto mais uma, mas se quiser algo especial só falar!

    ResponderExcluir