sexta-feira

Para o Meu amor!

 Talharim verde com brócolis e amendoim


Para o meu amor!
Cozinhar apaixonada faz isso coma gente… Ainda mais quando o seu amor mora a 300 km de distância. Na espera por ele eu conto os segundos, os minutos, as horas. Já faz algum tempo que voltei a cozinhar com mais afinco, para ele, o problema agora é ter tempo para parar e escrever as receitas…
Prometo que vou tentar! Essa receita eu peguei no blog do panelinha da Rita Lobo que eu adoro, é uma cozinha prática e eficiente e ainda estimulante, rs!

Bom jantar!

Ahhhh o meu amor adorou, não é amor??

Ingredientes

160 g de talharim verde (ou outra massa que preferir)

1/2 xícara (chá) de amendoim sem pele torrado

1 maço de brócolis
4 colheres (sopa) de azeite 

1/3 xicara  de crème de leite ( preferencial fresco )
1/2 colher (chá) de pimenta calabresa 

2 dentes de alho picado
grosso
sal a gosto

Modo de Preparo
      Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura baixa). 

2.     
2. Corte o brócolis em floretes pequenos. Lave em água corrente e deixe de molho numa tigela com água, sal e vinagre por 10 minutos. Além de higienizar, essa solução mantém a cor e realça o sabor dos brócolis. 


3.     3. Leve ao fogo alto uma panela média com água salgada como se fosse do mar.


4.     4. Escorra a água e transfira os floretes para uma assadeira antiaderente grande. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, tempere com sal e a pimenta calabresa, junte o alho picado e misture bem. Arrume os floretes, deixando que haja espaço entre eles (esse é o segredo para os legumes ficarem crocantes). Leve para assar por 20 minutos.


5.     5. Num pilão, bata o amendoim até virar uma farofa grossa. Reserve.


6.     6. Quando a água ferver, com bolhas grandes, coloque o macarrão para cozinhar pelo tempo indicado na embalagem.


7.     7. Escorra a água e volte o macarrão à panela., acrescente o ceme de leite. Retire o brócolis do forno, transfira para a panela e regue com o restante do azeite.
8.      Misture delicadamente.


 Para fazer a montagem, com um garfão de churrasco, coloque a massa numa concha de sopa e enrole, formando um ninho. Transfira com cuidado para um prato, polvilhe com a farofa de amendoim 

quarta-feira

Aperitivo com queijo Serra da Canastra e pimenta biquinho


Vai receber amigos em casa para um jantar ou festa de aniversário?  Esse aperitivo ou entradinha é muito fácil de fazer, não tem como errar, e todos vão gostar!

Ingredientes:
250 gramas de queijo tipo serra da Canastra ( vc encontra em queijarias especializadas, ou no mercado da lapa, de pinheiros, até nos supermercados é também possível de encontrar )
50 gramas de pimenta biquinho
1 caixa de palito de dentes - hoje em dia tem alguns palitos bacanas que você acha em lojas de artigos para festas, embalagens, em algumas lojas da liberdade também têm.

Modo de fazer: corte o queijo em cubinhos de cerca de 1,5 cm, espete junto com 1 pimenta biquinho. Arrume no prato, coloque um fio de azeite e salpique flor de sal! E bom apetite!



quinta-feira

Macarrão de pupunha com cotagge ligth


Fazer dieta não é um impedimento para receber a amiga para jantar. Um bom papo, uma companhia deliciosa, uma comidinha gostosa, leve, ideal para essas minhas semanas de dieta!!! Tantos feriados, sigificam muita comida, muito vinho… Ou seja, alguns quilinhos a mais que precisam desaparecer… 

Ingredientes:

300 gramas de palmito pupunha ralado feito fetucine, as vezes você já encontra pronto no supermercado, mas se não encontrar use o ralo grosso do ralador.
2 abobrinhas cortadas em quatro
200 gramas de tomate cereja cortados ao meio
salsinha picada grosseiramente a gosto 
4 colheres de sopa de queijo tipo cottage
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
sal  e pimenta do reino

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver. Enquanto isso coloque o azeite ( só uma colher ) para esquentar na frigideira ( não precisa ficar muito quente ) coloque as abobrinhas picadas refogue por 3 minutos, acrescente o tomate, refogue por mais 1 minuto adicione o sal e a pimenta do reino e desligue ( os legumes devem ficar al dente ). Cozinhe o palmito por 3 minutos ( como se fosse macarrão ) em água salgada, escorra e misture ao refogado, acrescente as outras duas colheres de azeite, disponha nos pratos. Finalize com duas colheres de cotagge em cada prato e a salsinha, eu adoro salsinha então coloco uma boa quantidade. 

quarta-feira

Boeuf Bourguignon , umas das receitas prediletas de Vinicius de Moraes


Fiz essa receita semana passada para um casal de amigos que conheci através do meu filho. Nossos filhos eram da mesma classe e com isso ganhamos uma amizade muito gostosa, a Lica e o Paulinho. As crianças brincam e os adultos comem, bebem e se divertem….

A receita é do Emmanuel Bassoleil,  e está no livro " Pois sou um bom cozinheiro, receitas, histórias e sabores da vida de Vinicius de Moraes", esse livro é muito bacana, e també,m um ótimo presente para quem gosta de aventura na cozinha.

Você precisa de uma hora para fazer o miss au place dos ingredientes e depois mais duas horas para cozinhar a carne. Parece complicada mas não é, só é bem detalhada! Por isso, o pré preparo de todos os ingredientes é muito importante.

Vamos aos ingredientes:

1kg de alcatra ( pode usar músculo ou coxão mole )
Sal e pimente do reino
2 colheres de sopa de óleo
100 gramas de cebola cortadas em cubos
100 gramas de cenoura cortada em cubos
2 dentes de alho picados
1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 garrafa de vinho tinto
1 Bouquet garni ( amarradinho de ervas frescas, tomilho, alecrim, louro, salsa… ) Isso é fácil para ter em casa, uma ótima oportunidade para fazer uma hortinha de ervas .
1 litro de caldo de carne ( eu fiz com o de legumes, com cebola, salsão e cenoura )

Guarnição Bourguignonne
150 gramas de mini cebolinhas
2 colheres de sopa de açúcar
30 gramas de bacon cortadinhos em cubo
30 grama de manteiga
250 gramas de cogumelos frescos fatiados em 3 partes

Acompanhamento

Talharim com manteiga e ervas, você pode também acompanhar com batatas souté, ao murro, com alecrim, o que você preferir.

Modo de preparo:

1) Limpe a carne tirando os nervos e gordura, corte um cubos de 4x4 cm cada aproximadamente. Tempere com sal e pimenta do reino. Coloque o óleo numa panela alta, de fundo grosso de preferência e leve ao fogo até aquecer bem, vá dourando a carne aos poucos se achar necessário repita o processo ao invés de colocar tudo de uma vez só, eu divide a carne em 3. Reserve a carne, refogue a cebola, o alho e por último a cenoura, na mesma panela da carne e sem lavar!!!!  Volte a carne, polvilhe a farinha de trigo, abaixe o fogo e deixe refogar por mais 5 minutos. Acrescente o extrato de tomate, o vinho tinto e o bouquet garni e cozinhe por mais 10 minutos, sem tampa, para retirar a acidez do molho. Adicione o caldo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 2 horas, em fogo baixo, mexendo de vez em quando.
2) Separadamente, prepare a guarnição bouguignonne. Descasque as cebolinhas e coloque-as em uma panela rasa com o açúcar e a metade da manteiga. Cubra com água e deixe que cozinhem até a água evaporar e as cebolinhas ficarem caramelizadas. Reserve. Coloque o restante da manteiga e doure o bacon, acrescente os cogumelos, as cebolinhas e retire do fogo. Aproveite esse preparo para fazer o acompanhamento.
3)  Distribua o bouef com o bourguinonne em porções individuais decore com salsinha!

E finalmente BOM APETITE






sexta-feira

Mini churros de doce de leite




Mini churros de doce de leite

No inicio do ano fui para o Uruguai e para Argentina ( foi nesssa viagem que conheci meu grande amor ) e trouxe doce de leite CONAPROLE para fazer esses mini churros...

Esses churros fiz para o jantar na casa da Paulinha, claro que tive que deixar alguns para o Luca ( meu filho ) comer, que foi um ótimo ajudante. Ou seja, super fácil de fazer, o maior risco para fazer com a criança é o óleo quente. 

Ingredientes:


  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sobremesa) de manteiga
  • 2 colheres (sobremesa) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • Óleo, o suficiente para fritar
  • Açúcar e canela a gosto
  • Doce de leite
       
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a água, a manteiga, o açúcar, o sal e deixe ferver. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e, sem parar de mexer, deixe cozinhar por cerca de 5 a 10 minutos até que a massa fique homogênea e solte do fundo da panela. Deixe esfriar. Coloque a massa em um saco de confeiteiro com um bico com ranhuras e molde no formato desejado. Se você não possui um saco de confeiteiro, modele o churros com as próprias mãos. Frite a massa no óleo quente até que fique dourado e crocante. Em seguida, retire o excesso de óleo e empane no açúcar com canela. Reserve.

Sirva com doce de leite por cima….

quarta-feira

Esse jantar…. Camarão ao Champanhe com arroz de jasmim e amêndoas

Foi assim...



Acordei com um frio na barriga, chegou o dia.  O dia desse jantar, desse reencontro… A decisão sobre o que cozinhar não foi difícil: camarão! Meu ingrediente predileto para jantares especiais. Como era uma comemoração, nada melhor do que combinar com Champanhe.

A receita foi inspirada na sugestão do restaurante Tasca do Zé Maria, que esta no caderno Comida e Bebida da Revista Claudia. Claro que dei os meus toques, que é o mais gostoso quando você vai para a cozinha. Troquei o arroz normal pelo delicioso arroz de jasmim que é bem aromático. E decorei com couve cortadas bem fininhas e fritas em azeite, ficam super crocantes, saborosas e dão um toque especial no prato.

De tarde fui ao mercado da lapa comprar os camarões, não tinha o rosa grande então comprei o médio, os ingredientes para a entrada  ( semana que vem eu posto a receita ). Bom eu adoro ir ao mercado, aproveitei para abastecer a mercearia de casa: chia, grãos, castanhas, queijos.

Voltei para casa e comecei os preparos. O preparo do prato é bem simples e pouco demorado, mas tinha que arrumar a casa, colocar as flores, deixar tudo bonitinho, separado, limpo e perfumado. 

Todo o mise au place pronto é hora da chegada. O frio na barriga passou, após a primeira taça de Champanhe.

Ahhhhh Ribeirão…..


Ingredientes para 2 pessoas

12 camarões rosa médios
2 colheres de manteiga
1/2 cebola picada ou ralada
1 xícara de champanhe
1 xícara de creme de leite fresco
50 gramas de amêndoas laminadas e torradas
1/4 xícara de parmesão ralado
1 xícara de arroz de jasmim já cozido

Para a couve: 2 folhas de couve fatiadas bem fininhas e fritas em 1 dedo de azeite e escorra em papel toalha. É bem rápido. Você pode fazer isso de manhã!

Numa frigideira bem quente derreta a manteiga e 1 fio de azeite, coloque a cebola e em seguida os camarões temperados só com sal a gosto. Deixe por 1 minuto, vire os camarões e deixe mais 1 minuto e flambe com o champanhe. Lembre-se: para flambar retire a frigideira do fogo coloque o champanhe e incline o liquido na frigideira para a chama do fogão. Coloque a frigideira de volta ao fogo e espere evaporar. Reserve os camarões. Use a mesma frigideira ( sem lavar !!!), coloque o creme de leite ferva em fogo baixo até engrossar.  Pegue 3 colheres de sopa do creme de leite, misture ao arroz já cozido polvilhe o parmesão e leve para gratinar um pouco. Quando o arroz  estiver pronto aquece ao creme de leite. Monte o prato.  Distribua os camarões nos pratos, cubra com o molho, coloque o arroz e decore com as amêndoas torradas e a couve.

E bom apetite!!