terça-feira

Molho de tomate

Repare na espuminha que você tem que tirar!

Quem não gosta de molho de tomate? Além de ser muito pouco calórico? O molho de tomate pode servir para acompanhar o famoso macarrão, ou um refogado de legumes, um peixe...é uma delicia!
Vou ensinar você a fazer o seu e o que é melhor, você pode congelar em potinhos, para 1, 2 , 3 pessoas.... como você achar melhor. Para descongelar use o banho maria ou o micro mesmo, mas dai recomendo que o pote não seja de plástico, ouvi por ai que não é legal, que libera uma toxina xyz que provoca câncer, se é verdade não sei, mas prefiro não arriscar!

Vivemos no mundo moderno,  então vá ao supermercado e compre 5  latinhas de tomate pelado! O tomate italiano é bem melhor para molho do que o nosso, eles são bem menos ácidos e deixam um molho bonito com um vermelho que será bem difícil você conseguir com os tomates italianos frescos. Além do mais da um bom trabalho, tirar a casca, a semente...se pudésse só fazer isso... até que tudo bem...mas como no meu dia a dia, tenho que trabalhar, levar filho na escola, sair com as amigas...não tenho esse tempo não...

Bora lá para a receita
Rende 1,5 litros mais ou menos


5 latas tomate  pelado
1 pote ( 500ml) de passata de tomate
1 cebola
2 dentes de alho
3 folhas de louro
1 colher de sopa manteiga
1 colher de sopa azeite extra virgem
1 colher de sopa de açúcar
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Manjericão fresco a gosto




Modo de preparo


Abra as latinhas de tomate pelado e coloque num bowl, se preferir você pode usar a luva em uma mão...Amasse os tomates até eles ficarem bem menos pedaçudos... ( nem sei se essa palavra existe, espero que você tenha me entendido )
Refogue a cebola e o alho na manteiga e azeite coloque as folhas de louro deixe pegar o gosto e acrescente os tomates amassados. Assim que ferver coloque a passata de tomate mexa bem. Assim que ferver novamente abaixe o fogo acrescente o açúcar e deixe ferver  por 1 hora no mínimo, pode deixar 2 hrs numa boa.
10 minutos antes de desligar o fogo coloque o sal e a pimenta e o manjericão, que você pode plantar no seu jardim!!
Super dica: o grande segredo de um molho bom é que ele seja pouco ácido, e para isso é importante que ele ferva bastante em fogo baixo com a panela destampada, e todas vez que formar uma espuminha na superfície do molho você retira!! Na foto acima tem a espuminha exatamente para você ver o que é.


Sirva com o seu macarrão preferido... e o que sobrar deixe esfriar e congele em porções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário