quarta-feira

Arroz Negro com camarão ao curry







Ontem as meninas, Paula, Dani e Vivi, vieram jantar em casa então preparei um prato que estava com vontade faz um tempinho de experimentar! 
Ele é um clássico do restaurante Amadeus, eu dei umas inventadas e ficou delicioso!!! Vale a pena e não é complicado não!


Eu usei caldo de legumes ao invés  do caldo de camarão porque a Paula é Vegana e não pode ter nada de animal...vou colocar a receita com o caldo de camarão.
Ah...e também no Amadeus eles usam camarão gigante rosa e eu usei camarão cinza médio. E acabei comprando já limpo, como não ia aproveitar a casca e a cabeça para o caldo. Não é época do camarão rosa e ele ta muito caro, então acabei barateando a receita...O que você vai usar? Vai depender do seu bolso e da época do ano. Me conte como ficou o seu!


O jantar foi completo, com direito a sobremesa...crepe de pasta de ovomaltine com banana prata e sorvete de chocolate belga! Você já experimentou essa pasta de ovomaltine? É enlouquecedora de bom...é quase uma Nutella de ovomaltine. Agora já tem em todos os supermercados, antes tinha só na suiça...que a minha amiga Nancy apresentou para mim...aiaiai


Para 4 pessoas


Para o camarão



400 gramas de camarão cinza
300ml de vinho branco
1 colher (sobremesa) de curry
1 colher (sopa) de curcuma
4 colheres (sopa) de creme de leite
1/2 haste de alho-poró cortados em rodelas bem fininhas
1 dose de conhaque
2 colheres (sopa) de manteiga e 1 fio de azeite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Tempere o camarão com o vinho, sal, pimenta do reino, curry e a cúrcuma por 10 minutos. Aqueça a frigideira e coloque a manteiga com o fio de azeite, assim que estiver bem quente coloque os camarões deixe dourar rapidamente e vire de lado eles, mais uma douradinha flambe com o conhaque e reserve! Cuidado para não passar o ponto do camarão, camarão é rápido, e vai depender do tamanho do camarão que você vai utilizar. Ele pegando uma cor ja pode virar! 
Na mesma frigideira que você salteou o camarão coloque o líquido da marinada o creme de leite e o alho poro deixe reduzir e esta pronto seu molho! Regue com o camarão e sirva em seguida!


Para o Caldo de camarão
1 litro de água
Temperos verdes (alho-poró, cebola, talo de salsinha para fazer o caldo lembre de aproveitar as sobras )
Cascas e cabeças do camarão

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes numa panela destampada espere ferver e assim que ferver abaixe o fogo e cozinhe por 1hora.

Para o Arroz Negro

50ml de vinho branco
250 gr de arroz-negro
600 ml de caldo de camarão
50 gramas de damasco picado
50 gramas de macadâmia picada para decorar ( ou amêndoas, castanha de caju...)
Azeite extra-virgem a gosto
2 colheres (sobremesa) de cebola picada
Sal a gosto

Modo de Fazer:

Doure a cebola no azeite, coloque o arroz deixe ele pegar sabor, coloque o vinho espere evaporar e acrescente o caldo e o sal. Mexa e deixe cozinhar na panela destampada por 50 minutos. Coloque o damasco, misture. Decore e sirva!



Panqueca de pasta de ovomaltine

1 copo de leite
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de óleo
1 pitadinha de sal

Pasta de ovomaltine
Banana prata em rodelas

Modo de fazer:
Bata todos os ingrediente no liquidificador.  Coloque 1 concha da massa na frigideira anti aderente, assim que ela estiver descolando do fundo vire. Eu deixo já todas as massas prontas porque na hora de servir é bem mais prático. 

Coloque de volta a panqueca na frigideira, deixe dourar um pouco a massa vire de lado, coloque 1 colher de sopa de recheio, as banas em rodelas só na metade da panqueca e dobre. Assim que o recheio derreter coloque no prato acrescente a bola de sorvete e pronto! É só servir....





Nenhum comentário:

Postar um comentário