sexta-feira

Mousse de chocolate e tuile de amêndoas



Precisava prepara uma sobremesa rápida e fácil de fazer para um jantar na casa de uma amiga no dia seguinte, foi então que pensei numa mousse de chocolate, praticamente unânime nos jantares, todos adoraram! Para decorar resolvi fazer uma tuile de amêndoas, aliás quem fez foi o Luca, meu filho de 7 anos! Muito fácil, prático e fica bonito!

Vamos a receita!

Mousse

250 grama chocolate meio amargo
250 gramas de manteiga picada
5 ovos separados da gema/clara
100 gramas de açúcar
50 gramas ( de confeito de chocolate amargo, usei porque tinha em casa, do callebaut , não é obrigatório, ou você pode trocar por algo que tenha em casa, umas castanha de caju, um granulado, uma amêndoa picada...)

Modo de preparo:

Colocar para derreter em banho maria, ou no microondas, o chocolate e a manteiga, enquanto isso com um fouet misture bem as gemas com o açúcar até formar um creme branco. Coloque as claras com um pitadinha de sal para bater na batedeira ( pode bater na mão mas cansa...ela tem que ficar bem dura). Sal? Sim, ele ajuda a estabilizar a clara em neve.
Misture o chocolate/manteiga com as gemas/açúcar e depois incorpore as claras devagar sempre com cuidado, como movimento de cima para baixo. depois de tudo incorporado coloque o confeito de chocolate , coloque em potinhos, taças aonde preferir, deixe na geladeira por no mínimo 4 horas!

Tuile de amêndoas com laranja
 A Tuile é ideal para decorações de doces, sorvetes, servir com um cafezinho, fazer bolachinhas e mandar de lanche para as crianças, use a sua criatividade.

Raspas de 1/2 laranja
35 gramas de suco de laranja
25 gramas de licor de laranja ( eu não tinha então coloquei a mesma quantidade de suco )
125 gramas de açúcar
50 gramas de manteiga amolecida
100 gramas de amêndoas trituradas e sem casca
65 gramas de farinha de trigo.

Modo de preparo

Para tiras as cascas das amêndoas: colocar um pouco de água para ferver , assim que ferver coloque as amêndoas com casca, em dois minutinhos você verá que ela já começou a descolar, coe , resfrie e tire a casca! Muito fácil!

Misture todos os ingredientes, coloque porções de massa num silpat ( se não tiver use papel manteiga ), coloque no forno 180° por 5 a 10 minutos, repare se seu fono não esta mais forte em algum dos lados. Se tiver vire a assadeira.

Retire do forno espere secar, e esta pronta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário