terça-feira

Fettuccine de pupunha com camarão e tomates


Essa receita foi inspirada no fettuccine de pupunha do restaurante DOM. Eu nunca tinha ido, mas semana passada minha irmã convidou toda a família  para uma comemoração...Delicia! Juju, obrigada mais uma vez!
E imaginem 6 mulheres e 1 homem todos bem italianos, naquele ambiente "Chiquérrimo" (como diria minha avó ), fazendo pose de grãnfinos!  A noite foi uma delicia, e claro, que com essa italianada tinha toda tínhamos que dar muita risada! O mais engraçado foi a minha avó de 85 anos pedindo para levar o filet mignon que tinha sobrado...rs E lá nem tem embalagem para viagem, mas minha avó insistiu e levou os filets embrulhado num papel alumínio! Olha foi uma noite inesquecível! Se for contar todos os detalhes aqui a receita não sai nunca! 
Minhã mãe pediu esse prato, e resolvi fazer uma versão a lá Carol!!E aproveitei que é um prato com bem poucas calorias...já que o pupunha é quase zero! Então é uma ótima opção para quem esta de dieta, fazer no jantar e ainda de achar muito chique!!!

E é claro que chamei minha irmã para experimentar!!

Ingredientes para 3 pessoas

300 gramas de palmito pupunha já cortado em fettuccine. Ás vezes você encontra cortado no supermercado, mas se você não encontrar ( como nesse caso) você pode usar o mandulim como na foto para fatiar, é super simples.

2 litros de água para cozinhar o palmito
1 tablete de caldo de peixe
200 gramas de camarão cinza médio limpos ( você pode variar o tipo e tamanho do camarão, depende do que você encontra e do quanto estiver disposto a pagar... )
1 dente de alho ralado
3 tomates carmem bem vermelhos ralados, sem pele e semente
1/2 talo de alho poró fatiado bem fininho
1 ramos de tomilho fresco debulhado
1 colher de sopa de ginger em pó, pode substituir por 1 colher de café de gengibre ralado)
1 pitada de pimenta chile ( ou 1 pimenta dedo de moça picada sem sementes )
Parmesão em lascas para decorar
Azeite para saltear
Sal a gosto

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver junto com o caldo de peixe. Tempere os camarões com um pouquinho de sal e pimenta do reino e deixe por 5 minutos. Aqueça uma wok, coloque um pouquinho ( cerca de 1 colher sopa) de azeite, deixe esquentar e coloque metade do camarão e deixe dourar por 1 minuto ( dependendo do tamanho pode ser um pouco mais, mas cuidado que camarão é bem rápido , se você passar ele fica borrachudo), e vire e espere mais 2 minuto. Separe e repita com o restante do camarão. Reserve.

Na mesma panela, sem lavar, coloque mais uma colher de azeite doure o alho, acrescente o alho poró, deixe ele apurar um pouco a pimenta dedo de moça, e por fim  os tomates. deixe ferver por uns 10 minutos e quando ele estiver engrossando coloque um pouco da água com o caldo de peixe para ganhar consistência de molho. Quando a água estiver fervendo coloque o fettuccine de pupunha e deixe por cerca de 4 minutos, escorra (  reserve um pouco da água ), e coloque no molho , volte os camarões, coloque o tomilho fresco debulhado. Se precisar acerte o sal e o molho acrescentando um pouco do caldo reservado. Sirva em seguida com as lascas de parmesão e decoração de tomilho.

Dicas: você pode varias o molho, faça-o primavera, com cogumelos, a carbonara...

Outra dica é ter em casa sempre temperos frescos. Para isso mesmo morando em apartamento você pode plantar em vasinhos...é muito legal, e também não há desperdício. Tem o marido de uma amiga que é especialista em horta em casa ele pode ajudar você a fazer a sua! Segue o contato!


Um comentário: