sexta-feira

Bolo de doce leite para aniversário



Minha sobrinha Camila, completou 2 anos e ganhou "a festa"! Eu fiz para ela o bolo e os docinhos, agora repasso as receitas para você fazer a sua festa! Sabe, o que é o mais gostoso?Comprar as embalagens, forminhas, decorações, confeitos....quando meu filho era pequeno não tinha nada de variedade era só aquelas forminhas enrugadinhas mesmo e olhe lá! Agora tem tudo para sua festa ficar linda!!! E fazer você mesmo!
No bondinho, na zona oeste você encontra tudo! 
http://www.bondinhochoc.com.br/




Para a massa do bolo


Genoise


Atenção!!!Essa massa é feita basicamente de ovos e o mais importante dela é a aeração deles, tem que bater bastante na batedeira e no fim acrescentar bem devagar e com a ajuda de uma paneira a farinha de trigo, e sempre mexer cuidadosamente e com movimentos de baixo para cima com o fuet!


330 gramas de ovos
190 gramas farinha de trigo
190 gramas de açúcar
40 gramas de manteiga derretida e fria
5 gotinhas de essência de baunilha


Modo de preparo: 
Bater os ovos com o açúcar até dobrar de volume! Enquanto ele batem forre uma assadeira com papel manteiga com 35x23 cm e aqueça o forno! Desligue a batedeira e vá acrescentando com um fouet a manteiga e a farinha, com todo o cuidado...Despeje na assadeira e coloque para assar até ela ficar levemente dourada.
Retire do forno e só desenforme frio.


Se você quiser fazer um bolo alto faça duas receitas, mas em duas vezes e duas assadeiras. Não duplique a receita porque os ovos aumentam bastante de volume e não cabe na batedeira!!!


Recheio de doce de leite:


3 latas de leite condensado fechadas cozidos na panela de pressão por 40 minutos depois de pega a pressão. Sempre quando eu faço esse doce de leite, eu lembro de uma historia muito engraçada. Quando éramos pequenos, minha mãe pediu para a moça que trabalhava em casa colocar a lata de leite condensado para cozinhar junto com o feijão ( aproveitar  a panela de pressão )mas não explicou que era com a lata fechada...então a moça cozinhou o feijão com o leite condensado derramado....coitada da moça....levou uma bronca...


50 ml de creme de leite fresco.


Misture tudo até dar o ponto e pronto!


Cobertura - Merengue Italiano


200 gramas de claras
400 gramas de açúcar
120 gramas de água


Coloque as claras para bater, enquanto elas batem coloque o açúcar com a aguá na panela pra fazer a calda. Quando ela chegar em 124° C, ou até o ponto de fio ( quando você põe um pouco na colher e deixa escorrer e forma um fio ) as claras estarão bem firmes, vá acrescentando a calda aos poucos, se ela endurecer coloque mais um pouco de aguá volte ao fogo e quando chegar no ponto despeja novamente. Estará pronto quando o merengue ficar frio. Não precisa de geladeira porque ele não abaixa e não desmonta!


Montagem:


Recheie as duas partes do bolo com o doce de leite e cubra com o merengue! Decore como preferir. Com calda de chocolate também fica bem, bonito, só uns fiozinhos de calda...


Semana que vem eu coloco as receitas dos docinhos!!
Até lá!

Um comentário:

  1. Carol, vc vai fazer a festa do meu pequeno Theo??? Eu AMEI td!!!!!!!!
    Posso ir no bondinho comprar, etc.... mas fazer......ai, ai, ai, ai Bjs Isabella

    ResponderExcluir