sexta-feira

Faça você mesmo a festa do seu filho!

A ideia desse post e unir todas as receitas de bolo e docinhos para você fazer a festa em casa. Cada vez mais as famílias estão preferindo reunir os amigos e fazer a comemoração do aniversário longe do barulho do buffet! Tudo bem, se você perguntar para as crianças algumas delas podem falar que adoram, e o buffet tem a sua função, cada vez mais moramos em lugares menores, então fica difícil convidar todos que gostaríamos, mas se puder fazer em casa a família vai adorar! Alem do diferencial:  não ter hora para acabar! Os salgados logo mais eu coloco dicas e receitas! Mas tem coisa mais gostosa, que pão de queijo ( pode comprar congelado ), pipoca, hot dog, sanduiche de carne louca, algumas batatinhas de carinha colocadas no forno! Pronto!  Esta feita a sua festa! 


Dica: tem dois lugares que eu compro os confeitos, forminhas e etc, o Bondinho na Pompéia e, e no mercado da lapa no box 103/105 Benedetti Artigos para festas, lá você encontra tudo, o leite moça eu compro no supermercado porque é mais barato mesmo!

Bolos

Vou colocar duas receitas de bolos que já estão no blog, um com massa de chocolate e outro com massa de pão de ló, os recheios e decorações vai do que você mais gosta, use sua criatividade, e a preferência do seu filho.




Para a massa do bolo


Genoise 


Atenção!!!Essa massa é feita basicamente de ovos e o mais importante dela é a aeração deles, tem que bater bastante na batedeira e no fim acrescentar bem devagar e com a ajuda de uma paneira a farinha de trigo, e sempre mexer cuidadosamente e com movimentos de baixo para cima com o fouet!


330 gramas de ovos
190 gramas farinha de trigo
190 gramas de açúcar
40 gramas de manteiga derretida e fria
5 gotinhas de essência de baunilha


Modo de preparo: 
Bater os ovos com o açúcar até dobrar de volume! Enquanto ele batem forre uma assadeira com papel manteiga com 35x23 cm e aqueça o forno! Desligue a batedeira e vá acrescentando com um fouet a manteiga e a farinha, com todo o cuidado...Despeje na assadeira e coloque para assar até ela ficar levemente dourada.
Retire do forno e só desenforme frio.


Se você quiser fazer um bolo alto faça duas receitas, mas em duas vezes e duas assadeiras. Não duplique a receita porque os ovos aumentam bastante de volume e não cabe na batedeira!!!


Recheio de doce de leite:


3 latas de leite condensado fechadas cozidos na panela de pressão por 40 minutos depois de pega a pressão. Sempre quando eu faço esse doce de leite, eu lembro de uma historia muito engraçada. Quando éramos pequenos, minha mãe pediu para a moça que trabalhava em casa colocar a lata de leite condensado para cozinhar junto com o feijão ( aproveitar  a panela de pressão )mas não explicou que era com a lata fechada...então a moça cozinhou o feijão com o leite condensado derramado....coitada da moça....levou uma bronca...


50 ml de creme de leite fresco.


Misture tudo até dar o ponto e pronto!


Cobertura - Merengue Italiano


200 gramas de claras
400 gramas de açúcar
120 gramas de água


Coloque as claras para bater, enquanto elas batem coloque o açúcar com a aguá na panela pra fazer a calda. Quando ela chegar em 124° C, ou até o ponto de fio ( quando você põe um pouco na colher e deixa escorrer e forma um fio ) as claras estarão bem firmes, vá acrescentando a calda aos poucos, se ela endurecer coloque mais um pouco de aguá volte ao fogo e quando chegar no ponto despeja novamente. Estará pronto quando o merengue ficar frio. Não precisa de geladeira porque ele não abaixa e não desmonta!


Montagem:


Recheie as duas partes do bolo com o doce de leite e cubra com o merengue! Decore como preferir. Com calda de chocolate também fica bem, bonito, só uns fiozinhos de calda...



Bolo de chocolate com ovomaltine


Como prometido esta aqui a receita de sexta feira! E ela é para animar o fim de semana! Um bom bolo de chocolate bem simples de fazer! O recheio, você inventa, vou dar a receita do que eu fiz para o aniversário do meu sobrinho Guilherme, e mais uma vez usei o creme de ovomaltine...aiaiai isso é desesperador de bom!

Bolo de chocolate

1 copo de iogurte natural
1 xícara de margarina
5 ovos
8 colheres de sopa de chocolate em pó ( do padre )
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de café coado frio
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

Misture o iogurte com o chocolate em pó e reserve. Bata as gemas com o açúcar, depois que ficar numa cor bem clara acrescente a margarina. Coloque a mistura do iogurte, e depois a farinha e o café, o fermento e o bicarbonato.
Bata as claras em neve bem firme e agregue sempre com uma espátula de baixo para cima, cuidadosamente para não perder o aerado das claras.
Coloque no forno pré aquecido por cerca de 40 minutos a 180°. Não abra o forno antes de 25 minutos.

Dica: Não  precisa furar com o palito para ver se esta pronto, no centro do bolo aperte com a ponta dos dedos e se o bolo subir novamente esta pronto. Assim você corre menos risco do bolo afundar. Espere esfriar para desenformar.

Xarope

200 ml de leite
4 colheres de sopa de açúcar
3 colheres em chocolate em pó do padre

Modo de preparo: Misture tudo até ferver. Deixe encorpar um pouquinho até ganhar uma consistência menos líquida.

Recheio e cobertura

Creme de ovomaltine ( aquele que você já conhece e compra no supermercado, fica ao lado na nutella )
Ovomaltine em pó para decorar

Ganache de chocolate

400 ml de creme de leite fresco
500  gramas de chocolate meio amargo
100 gramas de manteiga

Modo de preparo:

Ferva o creme de leite, acrescente o chocolate picado e por fim a manteiga. Pronto, deixe esfriar.

Montagem do bolo

Depois de frio, divida o bolo em duas partes, molhe a base do bolo com a xarope, passe uma camada do creme de ovomaltine e depois mais um pouco da ganache. Coloque a outa metade do bolo e cubra como resto da ganache.  Polvilhe o ovomaltine em pó e esta pronto!





                       









Docinhos Enrolados

A grande brincadeira aqui e que você deve brincar com os diferentes confeitos, tem uma variedade gigantesca!!

Brigadeiro

Rende 30 unidades
1 lata de leite condensado moça ( não adianta inventar outro )
4 colheres de sopa de chocolate do padre ( da nestlé - aquele da caixinha dos padres...)
1 colher sopa rasa de manteiga

Coloque na panela o leite condensado com o chocolate  e antes de ligar o fogo misture bem até dissolver o máximo do chocolate. Acenda o fogo em temperatura média e coloque metade da colher de manteiga, mexa o tempo todo, isso é importantíssimo!
Quando o brigadeiro já estiver soltando do fundo da panela espere mais um minuto, desligue o fogo e acrescente o resto da manteiga e misture, você vai ver como ele ficará brilhando!


Brigadeiro Branco

Rende 35 unidades
1 lata de leite condensado moça ( não adianta inventar outro )
120 gramas de chocolate branco picado1 colher sopa  de manteiga

Coloque na panela o leite condensado com 1/2 da manteiga, acenda o fogo em temperatura média e coloque mexa o tempo todo, ate descolar da lateral da panela, nesse momento coloque o chocolate branco, misture e espere descolar do fundo da panela , sempre mexendo! Desligue o fogo e acrescente o restante da manteiga mexa até ela dissolver.  Coloque num prato espere esfriar e faça as bolinhas!

Beijinho

Rende 35 unidades
1 lata de leite condensado moça 
50 gramas de coco ralado seco
1 colher sopa rasa de manteiga

Coloque na panela o leite condensado com o coco ralado e antes de ligar o fogo misture bem. Acenda o fogo em temperatura média e coloque metade da colher de manteiga, mexa o tempo todo, isso é importantíssimo!
Quando o já estiver soltando do fundo da panela espere mais um minuto, desligue o fogo e acrescente o resto da manteiga e misture, coloque num prato untado espere esfriar e faça as bolinhas!



Bicho de pé

Rende 30 unidades
1 lata de leite condensado moça 
4 colherer de Quick sabor morango, 
Corante Rosa se necessário1 colher sopa rasa de manteiga

Coloque na panela o leite condensado com o Quick antes de ligar o fogo misture bem. Acenda o fogo em temperatura média e coloque metade da colher de manteiga, mexa o tempo todo, isso é importantíssimo!
Quando o já estiver soltando do fundo da panela espere mais um minuto, desligue o fogo e acrescente o resto da manteiga e misture, coloque num prato untado espere esfriar e faça as bolinhas!


Docinhos de colher






Brigadeiro de colher


1 lata de leite condensado
200ml de creme de leite fresco
350g de chocolate meio amargo picado
40g de manteiga sem sal
50ml de licor a sua escolha

derreter a manteiga e depois juntar tudo mexendo sempre, em fogo médio/baixo, quando você perceber que começou a engrossar só desligar o fogo e colocar nos potinhos. Para ficar mais fácil use um saco de confeitar.

E para finalizar use sua imaginação ..chocolate granulado, m&ms, pistache picado, amêndoas laminadas e torradas...

Dica: para uma ocasião especial use chocolate belga das marcas callebaut ou belcolade, a diferença é impressionante! 



Brigadeiro de colher branco

1 lata de leite condensado
200ml de creme de leite fresco
350g de chocolate branco picado
40g de manteiga sem sal

Derreta a manteiga coloque o leite condensado e o creme de leite, deixe engrossar um pouco e por fim coloque o chocolate branco!

Um comentário:

  1. Carol,
    Água na boca com tanta coisa bonita e gostosa. Eu vou me aventurar numa dessas receitas e qualquer dia desses te conto o resultado!
    Um beijão,
    Núbia

    ResponderExcluir