terça-feira

Almôndegas ao molho de Tomate gratinadas do Jamie Oliver


Jamie Oliver e receitas para família estão me inspirando nesses dias. Fui para o sitio com um casal de amigos, a Lu e o Dedé, a Bibi ( filha deles ) então o cardápio tinha que ser para todos os gostos crianças e adultos, e fácil de fazer, sem muitas complicações. Quando assisti o programa do Jamie Oliver que eles faz essas almôndegas fiquei com água na boca....então resolvi fazer no carnaval! Ela é muito simples de fazer e cuidado para não colocar mais farinha de rosca do que pede a receita...não precisa!!!
Delicie-se e faça para amigos, família...Receita para 6 pessoas!

Almôndegas 
( deram cerca de 20 unidades )

900 gramas de carne moída de patinho 
3 colheres de sopa de farinha de rosca (de preferência feita com pão italiano)
1 colher de chá de orégano seco
2 ramos de alecrim bem picadinho
1 gema de ovo
pimenta do reino
sal a gosto
azeite para fritar, pouca quantidade, só forrar a frigideira! Se quiser pode substituir por óleo mesmo....fica mais gostoso com azeite...

Misture todos os ingredientes e forme bolinhas cerca de 2 cm de diâmetro, e deixe na geladeira por 30 minutos.  retire da geladeira e frite em uma frigideira de borda alta com o azeite bem quente, tomando cuidado para não se queimar com o azeite quente que respinga. Vá virando com cuidado até todos os lados ficarem dourados. Retire e escorra no papel fritura e reserve!



Molho de tomate do Jamie Oliver

Para o molho de tomate

3 latas de tomate italiano
2 dentes de alho picados
1 pimenta chili seca ( se você não tiver seca, pegue uma fresca retire as sementes e coloque junto com o alho para refogar )
1 colher de chá de orégano seco 
2 colheres de sopa de azeite
Folhas de manjericão
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher de sopa de açúcar
sal a gosto

Eu fiz essa receita e ficou bem gostoso também, mas já um molho mais característico, com um pouco mais de personalidade, com as almôndegas ficou bem gostoso.
O Jamie fala para não amassar o tomate no inicio que as sementes amargam então eu também não amassei, só na hora de servir!

Modo de preparo:
Refogue o alho no azeite, coloque os tomates ( inteiros ) e o restante dos ingredientes menos o manjericão e deixe apurar por 1 hora. 

Para Gratinar:
200 gramas de muçarela ralada grossa
50 gramas de fatias de parmesão ( use o descascador de legumes )

Modo de preparo das almôndegas

Coloque numa travessa o molho, em cima as folhas de manjericão e as almôndegas. Por cima coloque a muçarela ralada e por último o parmesão. Leve ao forno 220 ° por 20 minutos mais ou menos ou até gratinar. Sirva com sua massa preferida!
Passo 1

Para o forno já!

ALMOÇO EM FAMÍLIA PRONTO







Um comentário: