terça-feira

Risoto de cenoura e castanha do pará




Bom, eu adoro risoto e acho um prato ideal para servir para os amigos...um prato completo com carboidrato, proteína e muito sabor... é difícil fazer para muita gente e não perder o ponto, mas até umas 10 pessoas, com um pouquinho de braço rola, aproveita e pede para um dos amigos mexer um pouco!
Esse risoto, há uns 15 anos quando trabalhava no mam de SP, tinha no restaurante de lá, nossa era um sucesso....tinha dias que acabava o risoto tinha que reservar! Demorei muito para acertar mas acho que consegui! Espero que meus convidados tenham gostado!
Só dei uma incrementada com umas rodelas de calabresa picante para decorar. Eu nāo misturei no risoto, porque ia perder os outros sabdores.

Ingredientes:

2 xícara de arroz arbóreo
1 cebola pequena ralada
2 colheres de manteiga
1 fio de azeite
1,5 xícara de vinho branco
1 litro de caldo de legumes ( faça o caldo em casa, faz toda a diferença! )
2 cenouras
2 xícaras de queijo parmesão ralado
150 gramas de castanha do pará picadas grosseiramente
Rodelas de linguiça defumada picante
Sal



Modo de preparo:

2) Rale a cebola
3) Bata no liquidificador as cenouras com um pouco do caldo ate formar um creme.
4) Aqueça numa panela 1 colher de manteiga com um fio de azeite, assim que estiver quente coloque a cebola e assim que ela ficar transparente coloque o arroz. Mexa bem coloque o vinho e deixe evaporar.
É importante sempre mexer o risoto, porque assim ele desenvolve o amido e ganha cremosidade.
6) Assim que evaporar o vinho vá colocando o caldo aos poucos, alternando com o creme da cenoura e sempre mexendo. Esse processo vai durar cerca de 20 minutos.
7) Quando o risoto estiver "al dente", cuidado para não perder o ponto, senão ele fica papa e mole demais, acrescente o queijo e as castanhas,  se precisar acrescente sal, por fim desligue o fogo e coloque a outra colher de manteiga e misture.
8) Decore com as rodelas da linguiça e sirva em seguida!
Bom apetite!

segunda-feira

Bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro mole



Fazia tempo que não fazia um bolinho em casa...e esta receita de bolo de cenoura é infalível, sempre fofinho e ótimo para se ter em casa com crianças. Meu filho adorou! Tive que levar metade para o trabalho...senão ia ser difícil resistir... Estou de dieta....ai como eu odeio fazer regime!!!! Mas tem que fazer, né? Pelo menos durante a semana eu to me controlando....
Vamos parar de falar de dieta e ir para o que interessa.

Ingredientes:

3 cenouras médias
1 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento

Modo de fazer:

Unte uma forma, com furo no meio, ou a que você preferir, com cerca de 25 cm de diâmetro. Uma outra idéia é fazer vários mini bolinhos, tipo cupcake! Aqueça o forno.
Bate no liquidificador a cenoura, o óleo e os ovos até formar uma massa, acrescente o açúcar e misture, mas não bata muito mais.
Despeje num bolw este líquido, acrescente a farinha até misturar, não bata muito, senão a farinha começa a formar glúten e o bolo vai ficar maçudo. Por fim acrescente o fermento misture rapidamente e direto para o forno. Cerca de 40 minutos a 180 graus!

Cobertura:

1 lata de leite condensado
6 colheres de sopa de chocolate em pó
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de manteiga

Misture tudo numa panela, acenda o fogo e mexa até engrossar um pouco. Cubra o bolo e decore com granulado da sua preferência.

E bom apetite!!



sexta-feira

CRÈME BRÛLÉE


Um sobremesa delicada, fácil que combina com vários pratos e o Creme Brülée, como ia convidar os amigos para jantar resolvi fazer. E um diferencial dela também é que você serve em porcões individuais, com o risco pequeno de desperdício. Eu gosto de usar os ramequins pequenos que tem 6 cm de diâmetro.

Vou contar também o acidente de percurso...eu não tinha testado o maçarico antes, e me ferrei, chegou na hora de usar ele não estava funcionando. Acabei improvisando com a colher quente, bem quente!!! Não fica a mesma coisa, mas quebrou o galho....

Ingredientes para 8 ramequins:

Creme de leite fresco  240 g
Leite integral              200 g
Açúcar                         80 g
baunilha                    1 fava
Gemas                         40 g
Açúcar para polvilhar    qb


DICA: As claras podem ficar na geladeira por três dias, reaproveite, fazendo um chantili, suspiros....eu farei suspiro e logo coloco a receita aqui!

Coloque metade do açúcar na panela, acrescente o leite e o creme de leite, a baunilha cortada ao meio e raspada por dentro ate ferver. Enquanto não ferve misture as gemas com a outra metade do acucar, bata um pouquinho...
Quanto ferver, espere mais um minuto, retire do fogo, e vá colocando aos poucos sobre a mistura das gemas,  sempre mexendo!

Distribua nos ramequins, e coloque no forno médio em banho maria por 1hora, até coagular, não fica que nem pudim é mais mole mesmo. Deixe na geladeira por 6 horas. Na hora de servir, polvilhe açúcar e use o maçarico de cozinha para queimar. Se não tiver, esquente uma colher de sopa no fogo, use luva, e quando ela estiver bem quente encoste no açúcar. Ele vai dar uma queimada. Mas lave depois e repita o processo, ou use outra colher, porque senão fica com gosto de queimado...

Quáquer duvida e só falar!
Beijos e BOM APETITE!

terça-feira

Patê de Ervas da Lenita


Aqui é assim que dá a receita recebe os créditos...
A Lê veio aqui em casa num encontro da turma da escola...e ela fez esse patê, um sucesso. Simples de fazer!
Ontem eu fiz de novo e coloco a receita aqui para você.
O mais legal foi ir até o meu jardim e buscar as ervas fresquinhas. Eu moro em casa tenho minha hortinha, mas mesmo se você não morar em casa da para ter a sua hortinha de temperos em vasos, não é tão dificil não. Se você ainda tiver uma varanda mais fácil ainda. O marido de uma amiga é um desses caras que te ajudam a preparar a sua horta em casa. Segue o contato dele: http://www.minhahorta.com.br/

Patê de Ervas frescas

220 granas de creme de ricota
2 colheres de sopa de cebolinha picada
2 colheres de sopa de manjericão picado
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de azeite
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo:
Pique bem pequeninhas as ervas, misture com o creme de ricota, acrescente o azeite o sal e a pimenta do reino e pronto. Só servir!

Filé de Saint Peter com lemon peper e molho de tomate e arroz de jasmim

No fim do ano fui para Caraíva na Bahia e comi um dos melhores peixes, que já provei. Era temperado com lemon peper, uma delicía. Convidei duas amigas para jantas e reinventei esse filet com o Saint Peter...um prato bem gostoso e leve com poucas calorias...ótimo para o seu jantar. Acompanhei com o arroz de jasmim que eu adoro e além de tudo é super aromático! E o arroz verdadeiro de jasmim, não é o Tio João, é o AAA Tailandez, a diferença é bem grande...Você encontra para comprar na liberdade, aproveita e faz um passeio.

Ingredientes:

Arroz de Jasmim



Para arroz:
1 xícara de arroz de jasmim ( não lavar )
1/4 de cebola ralada
sal

Ferva 2 xícaras de água
Refogue a cebola num fio de óleo, coloque o arroz, refogue mais um pouco acrescente a água quente, coloque um pouco de sal. Deixe a panela semi tampada, e espere a água evaporar , desligue e tampe a panela até servir.

Para o molho de tomate:
2 tomates carmem maduros cortados em cubos sem pele e sem semente, pode tirar a pele com o descascador de batata.
1/4 de cebola ralada
2 raminhos de tomilho

Refogue com um fio de azeite a cebola, acrescente o tomate e deixe apurar por uns 5 minutos, coloque o tomilho e desligue o fogo. Reserve.

Para o Peixe:



3 files de Saint Peter ( ou pescada de você preferir )


2 colheres de sopa de lemon peper ( tem na parte do temperos nos supermercados, o da bombay é ótimo  )

flor de sal
Suco de 1 limão

Tempere os files com o de suco de limão, e deixe na geladeira por 30 minutos. Retire da geladeira e tempere os dois lados com o lemom peper, não coloque sal.
Esquente uma frigideira, coloque um pouco de azeite para untar e coloque o filet, não mexa, espere ele selar, quando ele começar a mudar de cor até a metade, vire com cuidado e sele o outro lado. Peixe é bem rápido, cuidado para não passar do ponto que ele resseca. Sirva no prato e salpique um pouco de flor de sal.

Montagem:

Coloque o filet prato, um pouco do molho de tomate por cima, enforme o arroz num potinho, coloque ao lado. Sirva também coim algum legume. Eu tinha aspargos em casa então refoguei com azeite e servi junto. Mas com ervilha torta fica bem gostoso e bonito!
Bom apetite!







sexta-feira

Sorbet de banana


Olha por essa eu não esperava...uma receita muito simples e ainda pode ser chique!!
Eu peguei essa receita na revista Cláudia desse mês,  a Cláudia Cozinha é uma das revistas de culinária que eu mais gosto, as receitas sempre testadas, e sempre vem com novidades. Mas não gostei que agora a Cláudia Cozinha vem dentro da revista e  não mais como encarte... O encarte é fácil de guardar, agora revista toda? Não precisa né?

Voltando à receita, quem criou foi a Neka Mena Barreto que é uma chefe, banqueteira, que eu já tive o privilégio de conhecer, uma mulher incrível , e uma grande chefe! Obrigada Neka! Por aguçar meu paladar....


Ingredientes

4 bananas prata maduras
Amêndoas ou castanha do pará ou granulado de chocolate ( callebaut, né? )



Modo de preparo:

Corte as bananas em rodelas de 1 cm, e deixe no congelador por 4 horas. Retire, espere 5 minutos, e coloque no processador, até formar uma massa. Volte ao congelador e sirva quando quiser, pode ser no dia seguinte que não escurece a banana.... Salpique amêndoas, ou castanhas ou chocolate...e bom apetite!!


terça-feira

Lula a dorê


Minha irmã me meio com uma lulas e resolvi fazer  uma lula a dorê, fácil e sem muita bagunça na cozinha, você pode fazer tranquilamente como entradinha para o almoço de domingo na casa da mamãe...

Ingredientes:

4 lulas limpas e cortadas em rodelas
1 cebola ralada fininha
1 limão espremido
1 limão cortado em 4 para servir
 1/2 xícara de Farinha de trigo
1/2 litro de óleo para fritar
Sal a  gosto

Modo preparo

Tempere as lulas com 1 hora de antecedência antes de fritar com o limão, a cebola ralada e o sal e deixe na geladeira.

Coloque o óleo  numa wok ( ajuda a não fazer bagunça demais na cozinha... ) deixe aquecer bem. Passe as lulas na farinha de trigo, cuidando para ela ficar toda com farinha. Existe uma técnica bacana que é colocar a farinha de trigo num saco plastico, acrescentar as lulas e misturar bem! Não fica com muito excesso de farinha e também faz pouca bagunça...)
Frite as lulas, mas não coloque todas de uma vez, para elas não grudarem e também não abaixar a temperatura do óleo. Se abaixa a temperatura elas não ficam tao crocantes e sequinhas! Retire assim que estiverem douradas e sirva em seguida. Lembre de colocar um limãozinho do lado...

Bom apetite!

sexta-feira

Pudim de leite condensado



O Pudim de leite condensado é uma receita tipica brasileira, que os brasileiros adoram, mas sempre tem aquele que prefere o mais furadinho, o outro prefere mais cremoso....
Aqui vai a receita e algumas dicas de como fazer o seu, como preferir. Eu prefiro o com menos furinhos e mais cremoso.... este o da foto que eu fiz ontem! Aliás, mentira não fui eu quem fez não...quem fez foi a Léia que trabalha em casa há 6 anos e acho que hoje ela faz pudim melhor do que eu!


Ingredientes:

2 latas de leite moça
2 latas ( medida ) de leite integral
4 ovos
1/2 xícara de açúcar


Modo de fazer

No liquidificador, bater os ovos por uns dois minutos, para tirar o cheio forte e ovo, acrescentar os outros ingredientes e bater ate sair o cheiro por total, cerca de 10 minutos.

Na forma do pudim, colocar o açúcar e fazer a calda no fogão, segure com um pegador porque a forma esquenta bastante. Espalhe a calda pela forma, ela vai ajudar na não grudar o pudim na forma e não ter dificuldade de desenformar.

Coloque o pudim na forma cuidadosamente, cubra com papel alumínio, e coloque no forno médio cerca de 180 graus em banho maria.


Para um pudim cremoso: forno médio, e cuidado para a agua do banho maria não borbulhar demais, acrescente agua se necessário. Demora cerca de 1 hora, ele esta bom quando você abrir o forno e ele tiver uma consistência gelatinosa.

Para um pudim mais aerado: fogo alto e deixe a água borbulhar bastante, cerca de 1h30 de forno!

Colocar na geladeira e gelar por aproximadamente 2 horas.  Na hora de desenformar pode colocar um pouquinho em cima do fogo só para aquecer a forma e soltar a calda mais fácil.


Bom apetite!

terça-feira

Molho pesto de manjericão



A idéia de fazer o pesto para colocar a receita no blog, veio da quantidade de manjericão que está na minha hortinha! Queria um prato rápido, fácil e que ainda pudesse guardar ou presentear amigos, parentes ...e o pesto é perfeito para isso!

30 gramas de folhas de manjericão lavadas e secas
4 colheres de sopa que queijo parmesão ralado
1 pitada de sal
10 castanhas do pará ( eu gosto da castanha do pará mas a receita original e de pinolis, mas aqui no brasil o pinole é muito caro, pode usar nozes também, o pinole você usa umas 30 gramas também )
1 dente de alho
sal a gosto ( cuidado com o sal, porque o parmesão já salgado )
2/3 de xícara de azeite

Coloque todos os ingredientes, mas só metade do azeite, no processador ou pilão, eu prefiro o processador que acho mais fácil. E no fim acrescente o restante do azeite.
Escorra a sua massa predileta e misture tudo, se precisar guarde um pouco da água do macarrão para ajudar a misturar.

Sirva imediatamente! Bom apetite!

Olha como ficou bonitinho para você presentar um amigo,uma amiga, seu namorado.... para guardar coloque uma camada de azeite por cima! A azeite serve como conservante, e coloque na geladeira.